Sunday, January 29, 2012

Quando o mundo virtual está demais...


    Confira e verifique se não está atrapalhando sua vida...




    No jantar a dois, uma pausa para ver se aquele e-mail importante chegou. Antes de dormir, a última "tuitada" do dia, mas debaixo do lençol, para não acordar o marido. Estar ao lado do outro e, mesmo assim, ser ignorado por causa de um aparelho, sentindo a ameaça da conexão com o mundo virtual disponível 24 horas por dia, é algo que nem todo mundo encara com naturalidade. Há casais que não percebem, mas que já deixaram a tecnologia meter a colher - ou seria o fio? - na relação.

    Uma pesquisa da Nokia realizada com 601 brasileiros apontou que 34% dos entrevistados já haviam passado por problemas desse tipo, provocados pelo uso da internet e do celular.



    A interferência chega a ser considerada, pelos psicólogos, mais problemática que a de situações tradicionalmente conflituosas para os casais, como as saídas nos fins de semana com as amigas ou o jogo de futebol com os amigos. Afinal, o ambiente virtual garante anonimato de quem o usa, um verdadeiro terror para inseguros.

    Disputar a atenção com aparelhos tão modernos parece mesmo impossível. O coordenador do Programa de Dependência de Internet do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, Cristiano Nabuco de Abreu, orienta os casais a não deixarem a tecnologia ferir as quatro paredes. "O limite para o uso tem que ser a preservação da intimidade", diz ele.



    Mas se reclamações e pedidos para desligar o aparelho não adiantam, talvez seja a hora de procurar ajuda profissional. Psicólogo especialista em relacionamento amoroso, Alexandre Bez diz deixar a companhia do parceiro para viver um outro mundo revela, muitas vezes, dificuldade de envolvimento emocional. E lembra: "Isso não se cura desligando um botão, mas com apoio e tratamento"



    Relação desconectada




    Fique atento à interferência excessiva da tecnologia em seu relacionamento. Pode ser exagero se você:

    1 Leva o aparelho de telefone celular ou o notebook para a cama e não desgruda dele até na hora de dormir

    2 Não consegue passar um final de semana tranquilo sem acesso à internet

    3 Mente para o outro a respeito do tempo em que permaneceu on-line



    4 Mantém relações virtuais paralelas à relação real

    5 No café da manhã, no jantar a dois ou mesmo no almoço não consegue desgrudar do aparelho

    6 Divulga - ou posta, para seguir a linguagem da internet - tudo o que acontece na sua vida nas redes sociais e, dentro de casa, fala pouco sobre si

    7 Sente necessidade de olhar o e-mail o tempo todo, mesmo quando não está à espera de um retorno importante



    8 Fica mais tempo on-line que o programado

    9 Esconde do seu parceiro o que faz na internet por medo dele interferir na sua vida virtual

    10 Escolhe um programa de bate-papo para conversar mesmo em situações em que a conversa poderia ser cara a cara



    11 Deixa de participar de algum evento familiar para ficar na internet, mesmo quando o assunto não é urgente

    12 Recebe reclamações constantes a respeito do tempo que passa ao computador

    13 Não consegue se concentrar no que o outro diz, porque pensa no que está deixando de fazer na internet

    14 Sente-se mais confortável quando está conectado



    Traição virtual: para muitos, medo real
    Quem nunca teve curiosidade em saber o que o parceiro tanto faz na internet, descobrir com quem costuma bater papo, que sites visita e com quem troca e-mails? Esse certamente é o sonho de todo(a) ciumento(a), que daria tudo para ter uma contra-senha e poder vasculhar as contas e os perfis das redes sociais abertas pelo ser amado.

    O medo da traição virtual é tão real que pode ser suficiente para motivar uma separação. E essa "modalidade" de traição não deve ser menosprezada, diz o psicólogo Ailton Amélio da Silva, especialista em relacionamentos.



    "Trair é enganar o outro na área afetiva ou no aspecto sexual. Não importa se houve um encontro real. Se há intenção ou atitude premeditada, existe traição", afirma Ailton da Silva.

    Confiança
    Como não dá para vigiar o outro o tempo inteiro - até porque a internet oferece dezenas de possibilidades de interação - o único jeito é confiar nele.



    Se a insegurança bater, converse com o parceiro, peça para que seja sincero e saiba interpretar aquilo que vê. Nem sempre um recado deixado em um perfil diz exatamente aquilo que você interpretou.



Newer Post Older Post Home